PSE Araucária 2014

PSE Araucária 2014
Fotos: Participantes PSE

terça-feira, 3 de junho de 2014

ATIVIDADE# 2 – MÓDULO 7 A Hora do Recreio PROFESSOR(A): Tatiana Martins dos Santos - Escola Municipal Arnaldo Maia




ATIVIDADE# 2 – MÓDULO 7
  A Hora do Recreio

PROFESSOR(A):  Tatiana Martins dos Santos
UNIDADE EDUCACIONAL:  Escola Municipal Arnaldo Maia
 TURMA : Todas as turmas (Recreio) – 3º ano A  (Debate)
 Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES DA ATIVIDADE: Aproximadamente 200 alunos.

Nem todos sabem, mas a Escola Municipal Arnaldo Maia é a antiga Escola Municipal Thomaz Coelho, que antes dividia espaço com uma escola estadual.  No ano de 2012 foi construída uma nova escola, no terreno ao lado e inaugurada as pressas no final daquele ano, sem que estivesse sido totalmente terminada, pois o espaço externo ficou inacabado. Sem calçamento, apenas com pedrinhas e terra, dificultando o acesso dos alunos, a prática de Educação Física e atividades para o recreio. Também não há quadra esportiva (nem coberta, nem descoberta); apenas um pequeno pátio, que na verdade é o saguão da escola, que divide espaço com o refeitório. Foi construído também um parquinho que sempre esteve interditado por oferecer perigo aos alunos, pois o mesmo não oferece segurança e já está desativado.
As aulas nesse espaço começaram no ano passado e desde então, os alunos têm limitado suas atividades externas ao espaço escolar.  No inicio deste bimestre um grupo de pais reuniu-se com o Secretário de Obras do Município, exigindo que esta situação melhorasse. No momento, o espaço externo da escola está em obras, dificultando ainda mais as atividades externas, e muitas vezes os alunos dividem o espaço com máquinas e caminhões.





Há ainda outro agravante: a escola não possui materiais esportivos, nem brinquedos, apesar de todo mês ser enviado ofícios solicitando os mesmos, ou o mínimo possível, mas nada chegou ainda, visto que a Prefeitura alega não ter recursos.
Portanto, durante o recreio, os alunos apenas correm muito e inventam brincadeiras como pega-pega. Alguns deles trazem suas bolinhas de gude, ou bulicas como eles chama, e elásticos para pular,  e organizam suas brincadeiras.








Na escola também não há recreio dirigido, pois não há profissionais disponíveis para realizá-lo e nem materiais, pois os materiais produzidos para a aula de Educação Física pelos professores fica disponível para as aulas, pois no recreio não há como cuidar dos mesmos. Quando chove, não há recreio, os alunos apenas lancham no refeitório, seguindo um rodízio de horários, e retornam para a sala.
Na semana passada foi espalhado areia, em um espaço aberto onde estavam as pedrinhas, pois os  alunos se machucavam muito nas mesmas, e também foi comprado pela diretora algumas bolas e bambolês pela diretora, possibilitando que os alunos possam jogar bola nesse espaço não demarcado.



Em debate com os alunos do 3º ano A, os mesmos afirmaram que gostaria que tivesse um espaço arborizado com mesas e cadeiras para jogar alguns jogos, pois não há nem onde sentar.  Gostariam também que houvesse uma cancha ou ginásio esportivo, de preferência com cobertura, brinquedos e materiais esportivos e um parquinho. Porém, sabe-se que esta obra, que já demorou mais do que o prazo estipulado, não contemplará estes desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário