PSE Araucária 2014

PSE Araucária 2014
Fotos: Participantes PSE

terça-feira, 3 de junho de 2014

PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ RIBAS PUDEULKO
UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ ELIZABETH WERKA
TURMA: 6º ANO - TURMA: A
NÚMERO DE ALUNOS: 32 ALUNOS

MÓDULO 07 - ATIVIDADE 01 - ESSENCIAL - DIA DO DESAFIO

       A atividade do Dia do Desafio foi realizada somente com os alunos da turma 6º A, sem a participação dos demais alunos da escola. Foi explicado a importância da prática de atividades físicas diárias. Inicialmente, foi realizado um alongamento e a seguir, um aquecimento para a prática da atividade proposta. Justificou-se porque deve-se fazer o alongamento e o aquecimento antes de qualquer atividade física. E, por fim, os alunos correram seis voltas em torno da quadra da escola, encerrando com alongamento. A atividade teve a duração de 40 minutos. 








PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ RIBAS PUDEULKO
UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ ELIZABETH WERKA
TURMA: 6º ANO - TURMA: A
NÚMERO DE ALUNOS: 32 ALUNOS

MÓDULO 07 - ATIVIDADE 02 - OPTATIVA - A HORA DO RECREIO

       Foi observado o recreio dos alunos da escola e constatou-se que os alunos não têm atividades além das que aparecem nas fotos. Não há jogos, brincadeiras, tênis de mesa e nenhum outro tipo de atividade. Observou-se alunos saltando sobre carteiras na cancha de areia da escola, jogando bola e brincando com uma bola. 





       Após a observação feita durante o recreio dos alunos, foi solicitado na sala de aula sugestões de atividades. Entre as atividades propostas destacam-se:

a) Passeios no bosque da escola.
b) Jogos como: pingue pongue, futebol de botão, mesa de pebolim, sala de jogos, xadrez, damas, etc.
c) Música durante o recreio.
d) O Grêmio da escola deve organizar atividades para a hora do recreio.
e) Um dia por semana, ou, um dia por mês, fazer um recreio mais longo para que se possa realizar atividades culturais e recreativas. Foi sugerido o tempo de 30 min ou 01 hora de recreio.

      Das propostas apresentadas, a que mais chama a atenção é a solicitação de um recreio com tempo maior de duração para realizar as atividades recreativas. Parece bastante coerente, pois o recreio das escolas são curtos.  








PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ RIBAS PUDEULKO
UNIDADE EDUCACIONAL: ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ ELIZABETH WERKA
TURMA: 6º ANO - TURMA: A

MÓDULO 07 - ATIVIDADE 03 - OPTATIVA - A FREQUÊNCIA CARDÍACA NO EXERCÍCIO FÍSICO

       Para a realização dessa atividade, inicialmente, foi feito um breve relato da frequência cardíaca e de como ela pode ser medida. Foi discutido com os alunos o que ocorre no momento em que pratica-se uma atividade física. A seguir, foi realizado o alongamento e o aquecimento com a finalidade de executar uma das atividades propostas. Foi escolhida apenas a corrida de velocidade para verificar a aceleração do coração e a mudança da respiração durante a corrida.




  

       Na prática, os alunos perceberam a importância de se realizar o alongamento e o aquecimento do corpo antes de inciar qualquer atividade física. Ao realizá-los, sentiram a mudança que ocorreu em seus corpos, como, por exemplo, o calor produzido pela atividade física. Todos os alunos que realizaram o alongamento e o aquecimento não tiveram problemas para correr. Aqueles que não fizeram sentiram dores fortes ao correr.  Essa questão foi destacada, pois, jamais deve-se praticar exercícios físicos sem preparar o corpo (alongar e aquecer). Foi destacado os benefícios que as atividades aeróbicas, no caso, a corrida produz no corpo humano. E, por fim, foi verificada a medição da frequência cardíaca em repouso e após a corrida. Percebeu-se, também, as alterações produzidas pela corrida na respiração.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário