E. M. David Carneiro
Professora Andréa Ricetti Cochôa
7º ano C – 26 alunos
Módulo 6 - Atividade 5
A grande maioria dos alunos da nossa escola pertence à comunidade do bairro Costeira, onde a violência e a ação de traficantes não é incomum.
Muitos dos alunos já foi vítima ou conhece alguma vítima da violência. Eles comentam que o silêncio de muitos moradores não se refere à tranquilidade do bairro, mas pelo medo de denunciar os abusos cometidos por pessoas que agem sozinhas ou por grupos, como retrata a letra da música (...Pois paz sem voz, paz sem voz, Não é paz, é medo!)
Quando discutimos o trecho “As grades do condomínio São pra trazer proteção Mas também trazem a dúvida Se é você que tá nessa prisão” foi comentado que os bandidos estão soltos e a população de bem está cada vez mais aprisionada dentro de casa, com grades, alarmes, cães de guarda, cercas elétricas por conta do medo e da opressão.
Ao serem questionados sobre os tipos de violência sofridas diretamente por eles, os alunos responderam que agressões verbais em casa, na rua e na escola são as mais comuns. Algumas, de forma repetitiva, tornam-se bullying. Agressões verbais extremadas levam à violência física, porém raras no ambiente escolar. Assaltos e influência do tráfico de drogas também foram citadas pelo grupo. A solução para a promoção da cultura de paz apontada pelos estudantes foi a prática de ações que envolvam respeito mútuo, tolerância às diferenças, o convívio com pessoas de boa índole, entre outras.
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