E. M. David Carneiro
Professora Andréa Ricetti Cochôa
7º ano C – 26 alunos
Módulo 6 - Atividade 5
A grande maioria dos alunos da nossa
escola pertence à comunidade do bairro Costeira, onde a violência e
a ação de traficantes não é incomum.
Muitos dos alunos já foi vítima ou
conhece alguma vítima da violência. Eles comentam que o silêncio
de muitos moradores não se refere à tranquilidade do bairro, mas
pelo medo de denunciar os abusos cometidos por pessoas que agem
sozinhas ou por grupos, como retrata a letra da música (...Pois paz
sem voz, paz sem voz, Não é paz, é medo!)
Quando discutimos o trecho “As grades
do condomínio São pra trazer proteção Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão” foi comentado que os bandidos
estão soltos e a população de bem está cada vez mais aprisionada
dentro de casa, com grades, alarmes, cães de guarda, cercas
elétricas por conta do medo e da opressão.
Ao serem questionados sobre os tipos de
violência sofridas diretamente por eles, os alunos responderam que
agressões verbais em casa, na rua e na escola são as mais comuns.
Algumas, de forma repetitiva, tornam-se bullying. Agressões verbais
extremadas levam à violência física, porém raras no ambiente
escolar. Assaltos e influência do tráfico de drogas também foram
citadas pelo grupo. A solução para a promoção da cultura de paz
apontada pelos estudantes foi a prática de ações que envolvam
respeito mútuo, tolerância às diferenças, o convívio com pessoas
de boa índole, entre outras.
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