Atividade aplicada por Katia R. Paloma
Schunemann com 31 alunos do 5º ano turma B da Escola
Municipal Profª Elvira de França Buschmann.
A atividade foi iniciada questionando os alunos
sobre o que eles entendem por discriminação. Muitos, observando o primeiro
slide, disseram que discriminação estava relacionada principalmente à cor da
pele de cada um – racismo. Em seguida, utilizando o slide de questionamentos os
alunos entenderam ou lembraram que existem diversas formas de discriminação e
identificaram-se em alguns momentos como preconceituosos e em outros como
vítima de preconceito. As imagens foram apresentadas e em cada havia discussão.
Em algumas, enquanto observavam, surgiam comentários: -"Ui que nojo!Dois homens
juntos!"; -"Nossa que viadagem!", etc. e ao final essas expressões foram colocadas
em debate. Quando questionados em relação às imagens que mais chamaram atenção
a maioria citou as dos casais homossexuais. Observou-se menor preconceito
quando se tratava de idosos e crianças. A maior parte dos alunos disse sentir
nojo de algumas imagens. Vários disseram que já foram discriminados, grande
parte pelo peso, cor de pele, tipo de cabelo, religião e situação financeira. Alguns
relataram sobre familiares ou conhecidos que sofreram ou sofrem preconceito. Ao
final foi solicitado que cada um memorizasse a imagem que mais chamou sua
atenção e, em silencio, se colocasse no lugar da pessoa sendo vítima de preconceito.
Relataram que é triste, chato, que a pessoa vive infeliz e ficou acordado que
não devemos fazer com os outros o que não queremos que façam com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário