PSE Araucária 2014

PSE Araucária 2014
Fotos: Participantes PSE

terça-feira, 6 de maio de 2014

PROFESSOR:  FRANCISCO JOSÉ RIBAS PUDEULKO
UNIDADE EDUCACIONAL:  IRMÃ ELIZABETH WERKA
TURMA:  6º  ANO  TURMA:  A
NÚMERO DE ALUNOS:  35 ALUNOS

MÓDULO 4  -  ATIVIDADE 02   -  RELAÇÕES E AFETOS  -  DISCRIMINAÇÃO  -  OPTATIVA

       Alguém se considera preconceituoso? Claro que não!! Até começar a exibição dos slides.....
A atividade foi iniciada dessa forma antes da exibição dos slides. Foi uma atividade  muito difícil para se fazer e ao mesmo tempo muito interessante. Ela foi capaz de revelar de forma bastante natural e, objetiva, também, a forma de pensar dos alunos.
      As fotos foram sendo apresentadas uma a uma e foram  solicitadas observações de cada uma delas aos alunos. A seguir, será feita uma descrição das reações despertadas pelas imagens contidas nos slides.
       De uma forma geral, as fotos que mostravam pessoas de mesmo sexo se abraçando e se beijando provocaram repúdio e indignação. Houveram bastante comentários a respeito dessas imagens, pois, não se pode admitir formas de afeto ou carinho entre pessoas adultas de mesmo sexo. A foto que mostrava dois homens segurando duas crianças foi associada a um casal homossexual. Foi perguntado aos alunos se não poderiam ser dois amigos que estavam segurando suas filhas? Outra foto que causou bastante indignação foi a foto da menina loira beijando o menino negro. A foto que mostrava o casal com sobrepeso causou risos e comentários mal educados. A foto do casal tatuado causou espanto entre os alunos. E, por, último, a foto do casal feio, foi motivo de risos, piadas e atitudes grosseiras. Essas foram as fotos que mais chamaram a atenção dos alunos durante a projeção dos slides.
       Em resumo, as fotos revelaram diferentes tipos de preconceitos presentes nas atitudes dos alunos, tais como: manifestações claras de homofobia, preconceito racial, preconceito contra a obesidade mórbida, preconceitos relativos à forma, a estética e aparência das pessoas. Essas atitudes permitem concluir que na realidade tem-se um único preconceito, ou seja, "o preconceito contra tudo aquilo que é diferente de mim."
       Assim, pode-se observar que as pessoas, de uma maneira geral, reconhecem a existência de preconceitos e discriminação presentes na sociedade, entretanto, são incapazes de assumir, publicamente, que são preconceituosas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário