PSE Araucária 2014

PSE Araucária 2014
Fotos: Participantes PSE

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Escola Municipal Professora Eglé Cordeiro Machado Pinto.

Escola Municipal Professora Eglé Cordeiro Machado Pinto.

Professora: Lucileide P. Magalhães
Turma: Sala de Recursos Multifuncional e 5°ano
Alunos: 34 participantes
                                                    

Módulo IV - Atividade essencial


Iniciamos a aula assistindo ao vídeo que retratava os dois gêneros: “Homem x Mulher” após realizamos uma conversação sobre o papel do homem e  da mulher na sociedade, no passado e na atualidade. Após foi entregue aos alunos,  um quadro comparativo para que preenchessem  com suas famílias, sobre as profissões que eram predominantemente femininas e masculinas no passado, e nos dias de hoje. Após retorno da pesquisa, fizemos um comparativo percebendo as várias profissões que hoje a mulher exerce no mercado de trabalho, profissões essas que no passado eram predominantemente masculinas.








Escola Municipal Professora Eglé Cordeiro Machado Pinto

Professora: Lucileide P. Magalhães
Turma: Sala de Recursos Multifuncional 
Alunos:12 participantes


Módulo IV - Atividade Optativa  "Corpo: Uma construção Cultural"

Realizamos uma conversação sobre o Tema: "Corpo: Uma construção Cultural", há roupas e acessórios considerados só “de menina” ou só de “menino”? Quais?
 • Quem tem mais liberdade para usar as roupas e acessórios que quiser? Por quê?
 • E se o menino quiser experimentar um sutiã ou batom, o que isso significa?
 • E se a menina não gostar de “se produzir”, gostar de jogar futebol e usar apenas cabelo curto,o que isso significa? Sempre foi assim? 
 • O que você pensa sobre mulheres e homens que se vestem e se portam sem ligar para certos padrões? Eles sofrem preconceitos? Quais? Por quê?
 • Hoje em dia existe alguma atividade exclusiva do homem ou mulher? Por quê?
Em seguida escolhemos dois alunos representando cada gênero então contornaram o corpo de uma menina e um menino. Desenharam e recortaram  imagens com características de cada um (roupas, sexo, gênero, orientação sexual, acessórios, objetos, gostos...etc). Os alunos participaram da atividade com grande entusiasmo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário