PSE Araucária 2014

PSE Araucária 2014
Fotos: Participantes PSE

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Módulo IV. Atividade 5

Unidade Educacional: Escola Municipal Terezinha Mariano Theobald
Professora: Lilian Arceno de Lima
Disciplina: Ciências
Turma: 8º ano
Nº de participantes: 32
Tema: Sexualidade, desenvolvimento e reprodução.

     Para trabalhar esse tema, anteriormente trabalhamos sobre os aparelhos reprodutores masculino e feminino e suas partes. Sabemos que no Brasil, a gravidez na adolescência não é um fenômeno recente, e que a transição da infância para a vida adulta seja um fato biológico universal, ainda precisa ser bem trabalhada pelos educadores.
     A história de vida relatada pelos alunos e os  seus valores culturais, contribuíram para a formação da identidade sexual de cada um.
     As responsabilidades que envolvem o cuidado e a criação de um bebê pequeno podem até ser conhecidas na teoria pelos adolescentes, mas não vivenciadas em seu dia-a-dia. E o desconhecimento das mudanças trazidas pelo nascimento de uma criança, talvez seja um dos fatores que contribuem para o alto índice de casos de gravidez na adolescência.
      Trabalhamos esse tema seguindo a seguinte atividade:
      A atividade começa na entrega de um ovo para cada aluno, com o seu nome identificado.
      Depois da inesperada entrega, foi explicado para todos o objetivo principal da atividade: “Daqui para frente esses ovos serão como os filhos de vocês. Assim como bebês, ovos são frágeis, precisam de cuidados especiais e não podem ser deixados em qualquer lugar, senão, podem quebrar”. Foi enfatizado, também, que quando for preciso sair de casa ou fazer outra atividade, é necessário encontrar uma babá para zelar pelo “filho” de cada um dos alunos. 
     Todo o processo de cuidado do “filho” deverá ser registrado em uma tabela que será avaliada. Depois de uma semana, os aluno  trazer os ovos para a escola e contar o que aconteceu. Será a oportunidade de vivenciar, mesmo que de uma forma representada, a preocupação e as mudanças reais que surgem com a chegada de um filho. “Mesmo sendo uma atividade ligada à conscientização dos problemas trazidos por uma gravidez precoce, a dinâmica serviu para exercitar a responsabilidade dos alunos, que nessa idade começam a lidar com situações mais complexas em seu dia-a-dia".
Seguem as fotos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário