Professora: Lilian Arceno de Lima
Disciplina: Ciências
Turma: 8º ano
Nº de participantes: 32
Tema: Sexualidade, desenvolvimento e reprodução.
Para trabalhar esse tema, anteriormente trabalhamos sobre os aparelhos reprodutores masculino e feminino e suas partes. Sabemos que no Brasil, a gravidez na adolescência não é um fenômeno recente, e que a transição da infância para a vida adulta seja um fato biológico universal, ainda precisa ser bem trabalhada pelos educadores.
A história de vida relatada pelos alunos e os seus valores culturais, contribuíram para a formação da identidade sexual de cada um.
As responsabilidades que envolvem o cuidado e a criação de um bebê pequeno podem até ser conhecidas na teoria pelos adolescentes, mas não vivenciadas em seu dia-a-dia. E o desconhecimento das mudanças trazidas pelo nascimento de uma criança, talvez seja um dos fatores que contribuem para o alto índice de casos de gravidez na adolescência.
Trabalhamos esse tema seguindo a seguinte atividade:
A atividade começa na entrega de um ovo para cada aluno, com o seu nome identificado.
Todo o processo de cuidado do “filho” deverá ser registrado em uma tabela que será avaliada. Depois de uma semana, os aluno trazer os ovos para a escola e contar o que aconteceu. Será a oportunidade de vivenciar, mesmo que de uma forma representada, a preocupação e as mudanças reais que surgem com a chegada de um filho. “Mesmo sendo uma atividade ligada à conscientização dos problemas trazidos por uma gravidez precoce, a dinâmica serviu para exercitar a responsabilidade dos alunos, que nessa idade começam a lidar com situações mais complexas em seu dia-a-dia".
Seguem as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário