Módulo IV -
Professora: Eliane Eva Waenga Trzaskos
ATIVIDADE 1:
Realizada com os alunos do 5º ano C.
As atividades foram iniciadas com a uma conversa sobre os papeis do homem e da mulher, buscando compreender as mudanças sociais que já aconteceram desde que a mulher começou a manifestar seu desejo de ocupar vagas profissionais na sociedade. Em seguida, assistimos o filme “Gênero: Homem X Mulher”, que trata das diferenças entre os gêneros. Após o vídeo, fizemos um paralelo sobre os papeis do homem e da mulher no passado e em nossos dias, na família e na sociedade.
Fizemos uma pesquisa em conjunto com as
famílias e percebemos que em nossos dias, homens e mulheres desempenham papeis
que se assemelham, tanto nas atividades domésticas quanto nas atividades profissionais.
No entanto, o que chamou a atenção dos alunos foi o fato de, no passado, as
atividades domésticas e o cuidado dos filhos estarem muito relacionados às
mulheres, e que essa função passa a ser dos homens em algumas famílias, pois a
mulher ganhou espaço dentro do mercado de trabalho.
Atividade 4: Realizada com os alunos do 5º ano C.
Na atividade 01 deste módulo, os alunos perceberam as
diferenças entre os homens e mulheres em nossa sociedade. Nesta atividade, os
alunos, distribuídos em grupos, realizaram o desenho do corpo masculino e do
corpo feminino, de acordo com seus conhecimentos e percepções. Na sequência,
pesquisaram, recortaram e colaram adereços e elementos que acreditam estarem
ligados à cada gênero.
Após a atividade, os alunos perceberam que atribuíram à
mulher figuras de relacionadas à boa aparência, além de objetos utilizados no
trabalho doméstico (eletromésticos), em benefício da família; ao passo que para
o homem foram atribuídas imagens relacionadas ao lazer e a boa aparência.
Pudemos refletir sobre a criação do corpo cultural a partir
das imagens elaboradas, pois em nossa cultura ainda predomina a ideia de que cabe
a mulher realizar as tarefas domésticas, mesmo que ela desempenhe sua profissão
fora de casa, enquanto ao homem é dado o direito de realizar o trabalho externo
e maior tempo para o descanso. Os alunos compreenderam que ao dividir
respeitosamente as tarefas, homens e mulheres somam forças e ganham tempo e qualidade de vida, diminuindo o estresse, as
doenças e as desigualdades entre os gêneros.
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